Pauta de reivindicações dos servidores de Itajaí

Confira abaixo a pauta de reivindicações completa dos servidores de Itajaí e a sua atual situação em relação as negociações com a prefeitura:

Itens já debatidos com o governo

Reivindicação 1
Equiparação do valor do Cartão Alimentação, com demais autarquias e Poder Legislativo, tendo como parâmetro o valor concedido aos servidores do IPI: o tema tramita internamente. A gestão municipal afirma já ter consultado a procuradoria jurídica e trabalha agora numa proposta para apresentar aos servidores. O objetivo era vigorar o novo acordo em janeiro de 2019, o que não foi cumprido.

Reivindicação 2
Liberação do dirigente sindical: o executivo ainda não apresentou resposta.

Reivindicação 3
Que o 1/3 de férias seja pago aos servidores antes do gozo da mesma, alterando o estatuto dos servidores, fixando a data e prevendo penalidade caso não ocorra o pagamento: Administração apresentará uma planilha dos gastos e do impacto financeiro para ver se é possível esta mudança.

Reivindicação 4
Equiparação salarial dos Agentes Endemias com os Agentes Comunitários de Saúde: passa por análise de impacto financeiro.

Reivindicação 5
Pagamento do adicional de Insalubridade automático para os servidores da Secretaria de Saúde e do CODETRAN, que tiverem direito ao seu recebimento: Será feito um estudo mais detalhado do assunto, a ser debatido posteriormente entre a administração e Sindifoz.

Reivindicação 7
Pagamento do adicional de Periculosidade para os servidores que tiverem direito ao seu recebimento: o governo se compromete a fazer um estudo referente ao assunto.

Reivindicação 8
Criação da Comissão Interna de Saúde do servidor, nos moldes da CIPA: O governo entende que uma comissão de pré-aposentadoria é muito mais importante que a CIPA, porque é algo que vai auxiliar o servidor que está para se aposentar. A gestão municipal irá apresentar uma contraproposta que será levada aos servidores para apreciação em assembleia.

Reivindicação 9
Priorizar a nomeação de Secretários Escolares com formação acadêmica na Educação: o governo e a secretaria de educação já estudam a implementação.

Reivindicação 10
Manter a jornada de trabalho dos Auxiliares de Serviços Gerais com a mesma carga horária que eles já vem exercendo – 6h: a pauta segue em debate. O município apresentará um levantamento dos servidores que cumprem essa carga horária.

Reivindicação 13
Fazer o pagamento do Adicional de Incentivo Financeiro para os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes Endemias: de acordo com o representante da Saúde, não há obrigação legal para o repasse da verba do Incentivo diretamente aos servidores. Segundo o representante da secretaria, este recurso está sendo alocado na compra de EPI’s e itens necessárias para o desenvolvimento das funções no momento. O assunto será discutido internamente na secretaria de Saúde e uma resposta definitiva deve ser apresentada.

Reivindicação 14
Instituir uma gratificação de 10% para os servidores de nível técnico que possuam diploma de graduação e que atualmente não o recebem. Equiparar a LC 132 e 133 com a LC 130/2008: proposta já acatada pelo governo, que aguarda a conclusão do estudo de impacto financeiro para apresentar o projeto. A vigência estava prevista para janeiro de 2019.

Reivindicação 16
Rever os critérios que fazem o servidor perder a Licença-Prêmio, previstos na Lei 2791/93, seja aumentando o número de dias em Licença-Saúde considerados para a perda do direito ou suspendendo a contagem durante a Licença-Saúde: já existe uma proposta sendo revisada pela Fundação Getúlio Vargas.

Reivindicação 17
Instituir a função de Agente volante para os CEI’s: a secretária da educação explicou que já existem pessoas atuando nessa função em algumas unidades. Elisete afirma, no entanto, que é impossível instituir a função em toda a rede em detrimento ao quantitativo de profissionais e do limite prudencial da folha de pagamento.

Reivindicação 18
Fazer uma revisão do calendário escolar anual, para igualar a Educação Infantil com Ensino Fundamental, pois no final de ano os CEI’s permanecem trabalhando por mais tempo: segundo a secretária Elisete, os calendários já foram igualados em 2018.

Reivindicação 19
Melhorar no Plano de Cargos, Carreiras e Salários as progressões para todos os servidores, independente do cargo efetivo, valorizando os servidores que possuam graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado: devido aos impactos financeiros, o governo não se compromete na implementação nesse momento.

Reivindicação 20
Fazer uma revisão nas exigências para ocupar o cargo de Educador Social, para estabelecer a exigência de Nível Técnico: A Procuradoria do município irá elaborar um parecer jurídico antes da gestão deliberar sobre essa questão.

Reivindicação 21
Fazer a incorporação da gratificação da ESF no salário-base: esta pauta será discutida junto com a reivindicação dos celetistas (item 33 da lista de reivindicações).

Reivindicação 22
Revisão e redução no número de cargos de confiança, onde sejam substituídos por servidores Efetivos, tendo em vista a continuidade do serviço público: este item aguarda o parecer da Fundação Getúlio Vargas, que realiza uma auditoria nas contas do município.

Reivindicação 30
Redução do número de alunos no berçário ou acréscimo no número de profissionais por sala: a educação já trabalha nesse sentido. Neste ano, a quantidade de crianças por sala deve ficar em 14, reduzindo-se progressivamente nos próximos anos.

Itens ainda não debatidos com o governo

Reivindicação 6
Redução da carga horária dos Agentes Endemias para 6h diárias

Reivindicação 11