Nesta quinta-feira, dia 1º de maio, é celebrado em todo o mundo o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora. O Sindifoz homenageia toda a classe trabalhadora pela data, em especial os servidores e servidoras da nossa base territorial que dedicam suas carreiras profissionais ao serviço público, exercendo papel fundamental para o desenvolvimento dos municípios em que atuam.
Nesta data o Sindifoz também reforça o seu apoio e compromisso com as principais pautas de luta dos trabalhadores e trabalhadoras do país, como o fim da escala 6×1 e isenção IR, além de pautas que atingem diretamente os servidores públicos, como negociação coletiva, RJU, e alteração da Lei 173/2020.
O fim da escala 6×1 se complementa com a redução de jornada sem redução salarial. Ambas são essenciais para preservar a saúde física e mental dos trabalhadores e aumentar as oportunidades no mercado de trabalho para todos. Estudos apontam que, atualmente, boa parte dos trabalhadores com essa carga horária é formada pelo que menos ganham.
A isenção do imposto de renda para quem recebe até R$ 5 mil também está na pauta e visa aliviar o bolso daqueles que mais contribuem para o desenvolvimento do Brasil e que pagam mais impostos.
Outras pautas centrais também merecem destaque: a luta pelo fim do confisco das aposentadorias, pela manutenção do Regime Jurídico Único (RJU) e pela regulamentação da Negociação Coletiva, instrumento que também precisa ser implantado no serviço público municipal em nossa região.
A modificação da Lei 173/2020 para descongelar o tempo de serviço do período de pandemia também abrange diretamente os servidores da nossa base territorial. Atualmente tramita na Câmara dos Deputados projeto de lei para reconhecer este direito dos servidores e retomar a contagem de tempo do período, mas ainda sem previsão de ser votado em plenário.
Dia do trabalhador e da trabalhadora: em defesa das pautas da classe trabalhadora no país
Posted in News.