Faça o cálculo da sua aposentadoria e compare os prejuízos da reforma da previdência

Quanto tempo você deverá trabalhar para se aposentar com valor integral? Ou para atingir a idade mínima? Ou para atingir o tempo mínimo de contribuição? Pensando nesses questionamentos que o DIEESE (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socieconômicos) elaborou uma ferramenta online chamada de ‘calculadora da aposentadoria’. Com ela, é possível fazer simulações e comparar o resultado dos cálculos, segundo a lei atual da Previdência e a partir das novas regras da proposta do governo (PEC 06/2019).

De acordo com o DIEESE, o projeto de reforma da Previdência proposto pelo governo federal reduz substancialmente o valor dos benefícios previdenciários, retarda o início da aposentadoria e restringe o alcance da assistência social. Faça o seu cálculo e compare!

Clique aqui ou na imagem abaixo para acessar a calculadora no site do DIEESE: