Prefeitura de Itajaí efetua parcelamento da contribuição patronal ao IPI

Conforme havia se comprometido, a prefeitura de Itajaí começou a quitar as contribuições desse ano da sua parte no Regime de Previdência Próprio dos servidores públicos do município, o IPI. Porém, o que chamou a atenção do Sindifoz é forma do pagamento parcelado do mês de junho. Com o parcelamento do valor em três vezes, o município irá pagar um total de R$116 mil somente em juros, multa e atualização.

Com esse valor, seria possível pagar por quatro meses a insalubridade dos cerca de 140 servidores da Saúde que estão atuando na linha de frente do enfrentamento da Covid-19 e que não recebem o referido adicional. Esse pleito já foi feito pelo Sindicato ao município, inclusive com um abaixo-assinado dos servidores envolvidos, mas não foi atendido até o momento e nem uma resposta recebeu.

O Sindifoz acredita que é importante, sim, que o município quite seus débitos com o IPI para evitar problemas ainda maiores no futuro. Porém, ressalta que sempre alertou sobre a necessidade de manter os pagamentos da contribuição patronal em dia, preservando a saúde financeira do IPI e do próprio município, que poderia investir esses recursos de multas e juros nos próprios servidores, como no exemplo citado da insalubridade dos servidores da Saúde.