Servidores da Educação de Navegantes decretam greve das aulas presenciais

Os servidores públicos municipais da Educação de Navegantes decretaram greve das aulas presenciais, mantendo as atividades remotas como foi em 2020. A decisão foi tomada por unanimidade pelos servidores durante a Assembleia Geral promovida virtualmente pelo Sindifoz na noite desta quinta-feira, 25.

Com isso, o Sindifoz oficiará o governo municipal da decisão da categoria nesta sexta-feira, dia 26 e, cumprindo o prazo legal, a paralisação das aulas presenciais se inicia na próxima quarta-feira, dia 31.

A reivindicação da categoria é que as aulas presenciais sejam paralisadas imediatamente por conta do aumento de casos na rede municipal, entre servidores e alunos, diante da sobrecarga de atendimentos nas unidades de saúde da região e a falta de leitos de UTI vagos no estado.

Desde o retorno das aulas presenciais ocorrido no último dia 8, três servidoras da Educação de Navegantes morreram em decorrência de um surto de Covid-19 na sede da Secretaria de Educação. A secretária de Educação da cidade segue internada por complicações decorrentes do coronavírus. Assim como estes, há outros casos positivos e suspeitos.

Na data em que Santa Catarina completa um ano da sua primeira vítima, o Estado superou a marca de 10 mil mortes por Covid-19. No caso de Navegantes, os servidores denunciam o descumprimento do Plano de Contingência (Plancon) em muitas unidades escolares. O Plancon deveria prevenir, monitorar e controlar a disseminação da Covid-19 nos estabelecimentos de ensino.

O Brasil está batendo recordes a cada dia. O sistema de saúde segue colapsado. É preciso conter a curva de contágio. A greve é pela vida. Diante disso, os servidores reivindicam que as atividades sejam apenas remotas na rede municipal. Para a categoria, enquanto a vacina não estiver acessível a todos, não há como as atividades voltarem a ser de forma presencial.

Em Itajaí, os servidores do município completaram 10 dias de greve das aulas presenciais nesta quinta-feira e o movimento tem crescido a cada dia, com novas adesões diariamente.