28 de Outubro – Dia do Servidor Público

Chegou o Dia do Servidor Público, nosso dia, mas que nos dá poucos motivos para comemorar atualmente. Infelizmente, mesmo após mais de um ano de uma pandemia que levou a categoria à exaustão, os servidores estão cada vez menos valorizados pelos governantes e por parte da sociedade.

Na nossa base territorial, constantemente o Sindifoz tem necessitado acionar a justiça para assegurar direitos básicos e constitucionais dos servidores, como a revisão geral anual. Além disso, a categoria tem se mobilizado cada vez mais em todas as cidades para lutar pelos seus direitos.

Recentemente, foi necessária uma greve com mais de mil servidores em Itajaí para garantir a reposição salarial dos servidores, mesmo com uma determinação da justiça a nosso favor. Lutamos e vencemos! Agora teremos que ir novamente à justiça para que os trabalhadores recebam o retroativo de anos anteriores no município. Nas demais cidades, temos judicializado ações semelhantes.

Na esfera nacional, servidores públicos de todo o Brasil estão unidos contra a PEC 32, a chamada “Reforma Administrativa”. O movimento tem dado resultado e o projeto segue em tramitação no Congresso Nacional porque a base governista não tem os votos necessários para aprová-lo, mas é preciso nos fortalecermos ainda mais.

A PEC 32 tem como objetivo incentivar a privatização e terceirização de todos os serviços, acabar com a estabilidade e com o concurso público, abrindo assim, uma porta para a corrupção e para a troca de favores entre políticos e empresários.

Você pode fazer sua parte pressionando os deputados federais de Santa Catarina contra a PEC 32 pelo nosso site: www.sindicatofoz.com.br/pec32.

Hoje tem live do Dia do Servidor Público

Se de um lado a valorização é cada vez menor, o Sindifoz não vai deixar passar a data em branco em respeito a todos os servidores públicos de nossa base territorial, em especial os filiados que colaboram diretamente para a manutenção desta entidade sindical e das lutas travadas pelo bem coletivo.

Como forma de homenageá-los, realizaremos nesta quinta-feira, às 19h, uma live especial em nossa página do Facebook. Serão mais de 150 brindes sorteados para os filiados e apresentações culturais e artísticas. Assista e participe ao vivo: www.facebook.com/sindifoz.