Sindifoz oficia prefeituras para que se adequem ao piso nacional dos ACS e ACE

O Sindifoz oficiou nesta semana as prefeituras de Navegantes, Penha, Balneário Piçarras, Ilhota e Luiz Alves para que se adequem ao piso nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate as Endemias (ACE). De acordo com a lei federal 11.350/2006, o piso nacional deve ser reajustado anualmente, a partir de 1º de janeiro de 2022.

O valor base é de R$ 1750,00 de acordo com a lei federal 14.194/2021, que regulamenta a Lei Orçamentária da União para 2022 e assegurou um reajuste de 12,90% para as duas categorias. O reajuste dos ACS e ACE chegou a ser vetado pelo presidente Jair Bolsonaro, mas após intensa luta da categoria no Congresso Nacional, o veto foi derrubado e o reajuste mantido.