Comissão de negociação apresenta pauta de reivindicação da greve aos vereadores de Itajaí

Servidores públicos do movimento de greve da Educação estiveram presentes na tarde desta quinta-feira na sessão da Câmara de Vereadores de Itajaí. Enquanto uma parte dos servidores foi autorizada a entrar, outro grupo se manifestou do lado de fora da Casa Legislativa devido a limitação de lotação do plenário por conta da covid-19.

Atendendo a uma solicitação do Sindifoz, o presidente da Câmara, vereador Marcelo Werner, suspendeu a sessão para que a comissão de negociação dos servidores e representantes do Sindicato pudessem dialogar com os vereadores a respeito da pauta de reivindicação, que é o cumprimento do piso nacional do Magistério.

No encontro, a categoria esclareceu dúvidas dos vereadores e reforçou que o cumprimento do piso é uma determinação de lei federal criada em 2008 e que o reajuste para 2022 foi definido pelo governo federal em setembro do ano passado, sendo que o mesmo deveria ter sido concedido em janeiro deste ano. Também foi justificado porque a proposta do governo de incorporar as gratificações para os professores já havia sido rejeitada em assembleia pela categoria.

Na segunda parte da sessão, os servidores acompanharam do plenário as manifestações de vereadores na tribuna em apoio ao movimento de greve e cobrando do Poder Executivo a abertura de negociações com a categoria e o cumprimento da lei federal que determina o piso nacional do Magistério.

Posted in Greve Itajaí, News.