Dia do Servidor Público em meio aos dias de luta!

O ano de 2022 tem sido marcado por muitas lutas e muitos desafios para os servidores públicos em todas as esferas. Na base territorial do Sindifoz, não é diferente. O ano iniciou com a luta pelo piso nacional do Magistério, no qual os municípios de Navegantes, Ilhota, Luiz Alves e Itajaí ainda não cumpriram, ou acharam uma forma de maquiar o cumprimento.

Em Itajaí, os servidores sentiram na pele a cruzada que os governantes têm feito contra o serviço público e contra os direitos da categoria. Foram duas greves no mês de março, do Magistério e a Greve Geral pela retirada da reposição salarial de 2021, ambas lutas justas, mas que tiveram como resposta um “corte na carne” de mais de dois mil trabalhadores, promovido pelo governo municipal.

A luta pelo piso nacional do Magistério, não só em Itajaí, mas em toda a base territorial do Sindicato provou que a categoria precisa estar unida, porque os prefeitos estão, seguem a mesma cartilha e as mesmas artimanhas para tentar driblar os direitos dos servidores, salvo exceções.

A união da categoria também foi fundamental para que o piso nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) fosse aplicado nos municípios de nossa base nesse ano. Foi preciso mobilização dos servidores, se fazendo presentes em prefeituras e Câmara de Vereadores exigindo o que a Constituição determinava.

A aprovação do piso nacional da Enfermagem no Congresso Nacional também foi um avanço importante para os servidores em 2022. O piso encontra-se suspenso no momento por decisão judicial, mas é uma luta que será travada nos municípios para o seu cumprimento. O Sindifoz já tem buscado junto às prefeituras a sua implementação, independente da suspensão no STF.

Além das lutas específicas de cada categoria, e os pisos do Magistério, da Enfermagem e dos ACS e ACE são alguns exemplos apenas, todos os servidores públicos do Brasil estão unificados por uma causa que terá impacto na vida de todos: a derrubada da PEC 32, a Reforma Administrativa.

A PEC 32 saiu de pauta por alguns meses diante da pressão de trabalhadores e de entidades sindicais, mas foi só o primeiro turno da eleição acontecer e o Congresso para 2023 estar formado, para o projeto voltar a ser tema em Brasília.

A PEC 32 atinge servidores atuais e futuros, além de toda a sociedade, com o projeto de destruição do serviço público em detrimento dos favorecimentos à iniciativa privada. A mobilização da categoria e a conscientização da população dos perigos da PEC 32 para a nossa sociedade, serão fundamentais para que a Reforma Administrativa formulada por esse governo, não aconteça.

O dia 28 de outubro é uma data para celebrar a carreira que escolhemos, celebrar nossas lutas e conquistas. Os governantes irão mudar a cada período eleitoral, mas os servidores públicos permanecerão servindo a sociedade com orgulho e competência. Vamos à luta, servidores! E parabéns a cada um de nós que se dedica diariamente para servir ao cidadão!