Novo salário mínimo anunciado pelo Governo Federal beneficia categorias como ACS e ACE

O novo salário mínimo de R$1320,00, que passou a valer a partir desta de segunda-feira no Brasil, terá impacto direto na base territorial do Sindifoz para categorias de aposentados, Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE). A medida do governo Lula, visa dar um ganho real ao reajuste anual do salário mínimo, que em janeiro havia recebido apenas o reajuste da inflação.

Outra medida que passou a valer neste mês de maio é a nova tabela de imposto de renda. Empregados, autônomos, aposentados, pensionistas e outras pessoas físicas que recebam até R$ 2.640 por mês não terão que pagar Imposto de Renda.

No caso dos ACS e ACE, o salário das duas categorias terá que ser reajustado para R$2640,00, já que o piso nacional de ambos é de dois salários mínimos. Com isso, também estarão isentos do imposto de renda e pagarão apenas o que exceder o valor recebido pela atuação como agente.

Já os aposentados do serviço público na base do Sindifoz com um salário mínimo também recebem o reajuste. Em Itajaí, são 122 aposentados do IPI nesta situação, em Navegantes são 97 aposentados. Em Ilhota, 23 aposentados recebem um salário mínimo.