Parabéns Itajaí pelos seus 163 anos!

Nesta quinta-feira, dia 15 de junho, o município de Itajaí está comemorando 163 anos de emancipação política. O Sindifoz parabeniza nesta data os servidores públicos municipais, que ano após ano dão sua contribuição para o desenvolvimento da cidade com muito esforço e dedicação.

Infelizmente, os motivos para comemorar são poucos no cenário atual. Em meio a disputas e interesses políticos, vivemos em uma Itajaí com o Porto, sua principal mola propulsora da economia municipal, sem movimentação de cargas, deixando os trabalhadores portuários a míngua, além dos demais serviços que dependem direta ou indiretamente do Porto. Esperamos que, com a sinalização do Governo Federal pela continuidade da delegação e manutenção da autoridade portuária pública, o Porto volte ao seu nível de operação anterior, que tanto desenvolvimento trouxe à cidade.

Além disso, vemos parte da riqueza da cidade, que deveria ser usada para investir no atendimento e o serviço à população, sendo entregue por um alto custo a terceirização de setores como a Saúde e a Educação, enquanto os servidores públicos sofrem com falta de estrutura e de contratação de novos servidores concursados para suprir a demanda crescente no município.

Os servidores foram colocados em segundo plano, as conversas acerca das demandas da categoria não avançam e a pauta de reivindicações apresentada neste ano segue deixada de lado. Enquanto isso, o governo municipal coloca interesses políticos à frente dos interesses do município e de seus moradores.