Nota de repúdio – Contra a sexualização das profissionais da enfermagem

O Sindifoz se junta a outros sindicatos e entidades de classe de todo o país para repudiar as falas da atriz Daniela Escobar no Podcast Papagaio Falante, em que expõe a sexualização das profissionais da enfermagem no Brasil. Ao lado do apresentador e humorista Sérgio Mallandro, ela afirma que enfermeiras se arrumam para ir ao local de trabalho “produzidas”, com o objetivo de atrair relações com médicos.

As falas da atriz não condizem com a relevância e o caráter das profissionais da enfermagem, cujo trabalho visa o cuidado com a saúde de seus pacientes, bem como a boa relação no ambiente de trabalho com seus colegas, incluindo médicos.

Tais manifestações ainda corroboram com o desrespeito que estes profissionais convivem em seu dia a dia, como violência de gênero, preconceito de classe e machismo nos serviços de saúde.

De acordo com o Conselho Federal de Enfermagem (Confen), a legislação vigente no Brasil não recomenda adornos como anéis, pulseiras, relógios, colares, brincos e piercings, entre outros, no exercício da profissão.

“Não há mais espaço na sociedade para a sexualização e estigmatização da Enfermagem e não admitimos que seja reforçado o preconceito infundado contra a maior força profissional da Saúde”, destaca em sua nota o Confen.