Sindifoz questiona Câmara de Vereadores de Itajaí após ataque à professores na tribuna

O Sindifoz oficiou nesta quarta-feira o presidente da Câmara de Vereadores de Itajaí, Marcelo Werner, a respeito do uso da tribuna feito por um senhor no dia 6 deste mês, em que ataca a categoria dos professores durante a entrega de uma moção no qual o mesmo sequer era o homenageado. O Sindifoz, em defesa da categoria que representa, questiona, entre outras coisas, o motivo do uso da tribuna para tratar de um tema que também não se tratava do objeto da moção.

Com palavras de baixo calão, este senhor usou a tribuna para ofender os professores, desafiando os mesmos a contrapor a fala dele. O Sindifoz questiona se o uso da tribuna por este senhor estava previsto, ou se ocorreu um pedido durante a sessão, bem como qual foi o encaminhamento da mesa diretora após as ofensas proferidas.

“Não conseguimos visualizar em nenhum trecho do regimento interno, ou qualquer norma interna da casa, dispositivo que permita que pessoa que não possua nenhuma relação com o homenageado em moções, possa utilizar da tribuna, bem como da tribuna livre, que inclusive foi utilizada por diversas vezes por este Sindicato, sempre respeitando o trâmite legal, afinal, dentro de uma democracia, é de se esperar que as leis sejam cumpridas”, destaca o Sindifoz em ofício.

O documento reforça ainda que os questionamentos surgiram após as provocações feitas pelo próprio orador, que deixaram os professores revoltados. “Zelamos pelos princípios democráticos, que inclusive essa Casa já concedeu a este Sindicato, representando os servidores municipais, em episódios como o da greve ocorrida no ano de 2022”, aponta o Sindifoz.