Servidores municipais irão aderir a Greve Geral na sexta-feira em Itajaí

Os servidores púbicos municipais da área de abrangência do Sindifoz irão aderir na próxima sexta-feira, dia 14/06, a Greve Geral que acontece em todo o país. A concentração acontece a partir das 13h na praça Arno Bauer (em frente ao Museu Histórico), no centro de Itajaí. A sua participação é muito importante!

Entre as pautas que motivam a manifestação estão:

– Em defesa da previdência
A reforma da previdência ameaça a aposentadoria de todos os trabalhadores brasileiros, sejam eles servidores públicos ou não. A atual proposta do governo corta benefícios, aumenta o tempo mínimo de contribuição, diminui o percentual recebido na aposentadoria e cria um regime de capitalização que irá beneficiar diretamente as instituições financeiras privadas. Além disso, o texto da reforma deixa em aberto várias questões que autorizam o governo a passar por cima da constituição federal.

– Contra os cortes na educação
Os cortes do governo federal na área da educação têm como principal alvo no momento as universidades federais, visando o desmonte do ensino superior público, e ameaçando diretamente a pesquisa científica no país. Os cortes de verbas também já chegaram a outros níveis de ensino e demonstram que a educação está longe de ser uma prioridade do governo Bolsonaro.

– Contra o fim do Fundeb
Com prazo constitucional para acabar no ano de 2020, o Fundeb tem papel fundamental na rede pública de ensino do país, sendo o principal financiador da educação básica na grande maioria dos municípios brasileiros. Por isso, é preciso transformá-lo em política permanente, já que a ameça de extinção deste Fundo também é uma ameaça a rede de ensino como um todo. Defender o Fundeb se tornou uma pauta de luta muito importante para garantir o futuro da educação no Brasil.