Dia Mundial da Educação

Nessa terça-feira, dia 28, é comemorado o Dia Mundial da Educação, data que representa o compromisso de diversas nações com as políticas públicas universais de promoção da educação. Vinte anos após a criação da data, em 2000, no Fórum Mundial da Educação realizado em Senegal, o mundo inteiro precisa enfrentar junto outro desafio, que é a pandemia de COVID-19.

Atrelados a esse desafio de ordem de saúde pública, vieram outros, entre eles o isolamento social e o fechamento das instituições de ensino em todo o mundo. Tais medidas reforçaram ainda mais a importância da comunidade escolar e, principalmente, dos profissionais da área.

Além da redefinição temporária dos meios de ensino, a sociedade está tendo, na prática, uma grande lição do papel fundamental que esses profissionais têm na formação de crianças e adolescentes, especialmente.

O Sindifoz tem lutado junto aos profissionais de Educação do serviço público ano após ano, e nessa data simbólica reforça seu compromisso pela defesa dos direitos e a valorização da categoria em todos os municípios da sua área de abrangência.