Após pressão, governo vai recontratar mais de 200 ACTs de Itajaí

A Prefeitura de Itajaí anunciou nesta quarta-feira que mais de 200 ACTs serão recontratados pelo município para atuarem na rede de ensino através da plataforma digital. A recontratação é uma vitória para esses trabalhadores, que vinham lutando junto com o Sindicato para que permanecessem em atividade na Secretaria de Educação, atuando junto aos servidores efetivos nas aulas à distância. Ao todo, serão 216 profissionais recontratados que já haviam encerrado seu contrato ou que encerrariam seu vínculo com o município neste mês de maio.

O Sindifoz vinha buscando junto a Prefeitura essa medida para resguardar os empregos desses servidores, tendo em vista a dificuldade enfrentada por todos durante a pandemia. Nesse sentido, o Sindicato apresentou a administração um anteprojeto de lei e também exemplos de outros municípios, em que a recontratação dos ACTs foi abalizada até pelo Tribunal de Contas do Estado, por se tratar de uma situação de calamidade, em virtude da epidemia de coronavírus.

Segundo comunicado da Prefeitura, os ACTs recontratados poderão escolher as vagas de acordo com a ordem classificatória. Os dias e horários para escolha das vagas ainda serão divulgados pelo Departamento de Gestão de Pessoas da Secretaria Municipal de Educação.