Servidores da Educação mantêm estado de greve em Itajaí

O Sindifoz realizou na noite dessa quarta-feira, dia 17, mais uma Assembleia Geral com os servidores públicos municipais da Educação de Itajaí. O encontro aconteceu de maneira virtual e a categoria se manifestou em favor de manter o estado de greve, tendo em vista que as condições de segurança de trabalho nas unidades de ensino não melhoraram em relação a primeira semana de aula presencial. Com isso, os servidores não descartam uma paralisação das aulas presenciais no município, mantendo-se apenas as atividades remotas, como já ocorreu durante todo o ano de 2020.

Na Assembleia dessa quarta, novos relatos foram apresentados de descumprimentos do Plancon, o Plano de Contingência elaborado pela secretaria de Educação com medidas de combate ao covid-19 nas escolas. Em várias unidades, já há situações de trabalhadores infectados pelo coronavírus durante o período de retorno às aulas, e que tiveram contato com outros profissionais e alunos. Nesses casos, ninguém além das pessoas que testaram positivo foram afastadas das atividades, bem como salas continuaram sendo utilizadas normalmente.

Também foram levantadas outras situações como desvio de função de servidores e ausência de profissionais, ocasionando a junção de até em três turmas com um único professor. Na educação infantil, há salas apenas com agentes de atividade em educação, com o professor responsável afastado.

Já houve encaminhamento de expediente para o Ministério Público do Trabalho e também foi deliberado por envio de expediente também ao Ministério Público de Santa Catarina para demonstrar a atual situação da rede municipal de ensino em Itajaí no que diz respeito aos riscos pelos quais os servidores e toda a comunidade escolar estão sendo expostos.

A categoria também reforçou a necessidade de vacinação para exercer o seu trabalho de forma segura e manteve o posicionamento de que as aulas presenciais só deveriam retornar após a vacinação de todos os profissionais.

Na próxima segunda-feira o Sindicato realiza um novo encontro com os trabalhadores para debater o tema e manter a troca de informações com a categoria. Esse encontro virtual será realizado pelo Facebook do Sindifoz (www.facebook.com/sindifoz) a partir das 19h. Nessa live, também será deliberada a data de uma nova Assembleia Geral.

Posted in News.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *