Efeito recesso escolar em Itajaí: quase 50 vidas salvas!

Por que essa afirmação pode ser verdade? Porque são os dados que a prefeitura de Itajaí apresenta.
Sim, nossa letalidade em abril SUBIU, de 5,22% pra 6,79%, porém, tivemos MENOS CASOS e menos mortes do que em março.

E também, em abril, o número de casos de Covid ativos em nosso município diminuiu de 1.798, no dia 01/04, para 1.073, no dia 30/04. Uma redução significativa de 40,3%.
O número de mortes, se comparado ao mês de março, que teve 104 óbitos, com o mês de abril, com 93 óbitos, teve uma redução de 10,5%.
Porém, o que mais chama a atenção, é que, na primeira quinzena de abril, haviam morrido em decorrência do coronavírus 63 itajaienses, enquanto que, na segunda quinzena, foram 30 óbitos.
É notória a diminuição desde o início do recesso escolar do município. Uma redução na velocidade dos óbitos de mais de 52%. E isso não é coincidência.
Nos últimos 3 dias de Abril, não contabilizamos óbitos em nosso município por Covid-19.
Analisando a letalidade de abril, que ainda é muito alta (e crescendo, devido ao vírus realmente estar mais letal), com o mesmo número de casos que tivemos em março, ao invés dos 93 óbitos, teríamos em torno de 142 mortes em Itajaí.
Ou seja, quase 50 vidas que podem ter sido salvas em nosso município, 50 famílias que não choraram as mortes de seus entes queridos, a despeito, é claro, das muitas mortes que ainda tivemos, todas, perdas irreparáveis.
Entretanto, com certeza absoluta, o recesso escolar foi primordial para essa melhora dos números em Itajaí.
O isolamento e o distanciamento social salvam vidas.
Texto de Rômulo Mafra e Thiago Moreti.

Posted in News.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *