Diretoria do Sindifoz se reúne com equipe de governo de Navegantes para discutir pauta de reivindicações dos servidores

Foto: Divulgação/Prefeitura de Navegantes

O presidente do Sindifoz, Francisco Johannsen, acompanhado da assessoria jurídica do Sindicato, se reuniu na tarde desta quinta-feira com a equipe de governo da Prefeitura de Navegantes para discutir a pauta de reivindicação dos servidores públicos municipais. Além dos itens apresentados na pauta, também foi debatido sobre o novo piso nacional do magistério e novo piso nacional dos ACS/ACE.

Confira abaixo os principais itens debatidos:

Piso do magistério

Foi apresentado o novo piso nacional do magistério, que teve um crescimento de 33,23% do último valor do piso nacional. A administração municipal ainda discute a aplicabilidade do novo piso e se reunirá no colegiado de procuradores da AMFRI para uma definição. Porém, o reajuste não será pago neste mês de janeiro, somente a partir de fevereiro (retroativo a janeiro).

Piso dos ACS/ACE

Assim como no piso do magistério, este tema também vai ser discutido pelo governo de Navegantes no colegiado da AMFRI para ter uma definição. Também não será pago na folha de janeiro, somente a partir de fevereiro (retroativo a janeiro).

Aumento real salarial

Item que já se arrasta desde 2019, no qual a administração municipal ainda não cumpriu, a equipe de governo se comprometeu em debater o tema em junho, tendo em vista que o primeiro quadrimestre fiscal já terá o seu fechamento concluído.

Revisão do Estatuto dos Servidores

Item que também foi pauta de acordo de greve, mas que até o momento não foi cumprido, a administração apresentará em março uma proposta com a minuta do estatuto.

Demais itens da pauta

Também foram discutidos os demais 20 itens da pauta de reivindicações, como aumento real no vale alimentação, criação de gratificação para vacinadoras, entre outros. O governo apresentará até final de janeiro uma resposta formal para todos os itens da pauta.

“Esperamos que a administração municipal possa atender os anseios dos servidores, haja vista que a economia do município tem crescido e agora não há mais os entraves legais que tínhamos até ano passado” enfatiza Francisco, referindo-se a Lei Federal 173/2020, que perdeu sua validade ao término de 2021.

O prefeito Libardoni Fronza não participou da reunião com o Sindifoz, porém, minutos depois, se reuniu com alguns vereadores governistas para discutir temas relacionados aos servidores municipais. Soa estranho o prefeito não participar da reunião com o Sindicato para ouvir os anseios dos servidores.