Dia do Trabalhador, o que o trabalhador brasileiro tem a comemorar?

Neste primeiro de maio, comemoramos o dia do trabalhador, mas o que podemos comemorar neste ano? Inflação alta, desemprego, salário que não consegue atender as necessidades básicas do trabalhador ante uma inflação galopante que atinge principalmente os mais pobres, e eleva os itens maior necessidade como alimentação, gás de cozinha, combustíveis e energia elétrica. Ainda temos um número elevado de desempregados no país, cerca de 11,9 milhões de pessoas.

Nossos trabalhadores do serviço público municipal de nossa base territorial também não têm muito o que comemorar. Saímos agora da vigência de uma lei federal (173/2020) que suspendeu a reposição da inflação por quase dois anos, além de congelar o tempo de serviço para fins de anuênio, triênio e licença prêmio.  Algumas prefeituras somente agora colocaram a reposição da inflação em dia, deixando em alguns casos, quase 36 meses de salários congelados, e algumas prefeituras como é o caso de Itajaí, retirou a reposição da inflação concedida no ano passado, aonde os servidores municipais em uma situação inédita tiveram diminuição de salário, e agora estão com seus salários defasados.

Ainda em Itajaí, os trabalhadores do serviço público municipal tiveram seu direito de greve golpeado, aonde a administração municipal em uma atitude totalmente arbitrária preferiu efetuar descontos salariais ao invés de negociar um calendário de reposição dos dias de greve.

Para que se possa ter novamente um feliz dia do trabalhador, só com união. Trabalhadores, uni-vos!