Servidores da região participam de ato pelo Piso Nacional da Enfermagem

Servidores públicos de Penha e de Navegantes realizaram na tarde desta terça-feira um ato pela implementação imediata do Piso Nacional da Enfermagem. O ato, em frente à Prefeitura de Penha, fez parte da mobilização realizada em todo o Brasil e contou com participação do Sindifoz. Nas demais cidades da base territorial do Sindicato, os servidores também participaram usando material alusivo à campanha nos locais de trabalho.

O piso nacional é uma luta histórica da categoria, e finalmente foi aprovado no Congresso Nacional no último ano, através da Emenda Complementar 124/22 e da Lei Federal 14.432/2022.

Entidades que representam empresas privadas do setor da Saúde conseguiram no STF uma liminar para suspender os efeitos da lei, alegando falta de recursos para cumprimento o piso, porém, para esfera pública, já há leis garantindo a fonte de custeio para implementação do mesmo.

O Piso Nacional da Enfermagem é um direito dos servidores, pode e deve ser cumprido pelos prefeitos municipais. Os profissionais da enfermagem foram fundamentais durante a pandemia de covid-19 e mostraram porque a valorização é mais do que necessária para que continuem exercendo seu papel fundamental na sociedade, com dignidade e respeito.