Dia Internacional das Mulheres

No Dia Internacional das Mulheres, o Sindifoz homenageia todas as mulheres servidoras públicas municipais da nossa base territorial, que seguem na luta todos os dias, exercendo sua função com destaque e em maioria no serviço público da região. Mulheres que até hoje precisam vencer o preconceito, a desconfiança e a desvalorização de uma sociedade que cria enormes barreiras pautadas pelo conservadorismo, longe da igualdade e do respeito.

A luta por ocupar mais espaços na sociedade ainda é árdua, como vemos na política, por exemplo, em que a participação das mulheres ainda está muito abaixo do ideal. Mesmo com as mulheres sendo maioria do eleitorado brasileiro (52,65%), o percentual de mulheres eleitas corresponde a 15% do total de pessoas eleitas nos últimos pleitos eleitorais.

Além disso, as políticas públicas e de defesa da mulher também passaram por um desmonte em âmbito federal nos últimos anos. O resultado disso: aumento considerável dos casos de violência contra as mulheres e feminicídios, segundo pesquisas de mapas da violência. Soma-se a isso taxas maiores de desemprego de mulheres, em relação aos homens, que mostram que o Brasil ainda tem muito a evoluir quando o assunto é igualdade de gênero.

Há esperança que novos tempos que se iniciaram retomem essas pautas, a partir do Ministério das Mulheres e de outras medidas voltadas às mulheres tão necessárias no Brasil.

One Comment

1. parabéns pela homenagem digna e de respeito para com todas as mulheres. nesta data devemos pensar a luta por uma sociedade que garanta a emancipação e bem estar feminino. e não falar que mulheres são delicadas e lindas.