Categorias do Magistério de Itajaí aguardam há dois meses pelo cumprimento do piso nacional

O Sindifoz realizou na noite desta quinta-feira Assembleia Geral com os servidores públicos de Itajaí para tratar do descumprimento do Piso Nacional do Magistério por parte do município. Com a atualização feita pelo Ministério da Educação no início do ano, algumas categorias do Magistério de Itajaí ficaram abaixo do mínimo previsto pela lei para 2023, como Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais, Agente em Atividade de Educação e Agente de Apoio em Educação Especial.

Estas categorias aguardam há dois meses pelo cumprimento do piso. O presidente do Sindifoz, Francisco Johannsen, destacou que o município foi oficiado em 9 de janeiro para que fizesse a atualização da remuneração destas categorias, mas sequer foi respondido. Em reunião com membros da administração em fevereiro, o Sindifoz foi informado que tais categorias não eram consideradas como do Magistério pelo município, porém essa justificativa não foi apresentada de forma oficial ao Sindicato.

Johannsen apresentou na assembleia informações que comprovam a exigência de formação no Magistério por parte do município para o preenchimento dos cargos, o que faz com que as categorias também necessitem se adequar ao piso nacional. Diante da situação, a categoria está mobilizada em cobrar do município o cumprimento do piso, que é um direito dos servidores.