Aprovado o Piso Nacional da Enfermagem em Navegantes

Foi aprovado pela Câmara de Vereadores de Navegantes na sessão de quinta-feira o projeto de lei do Executivo que adequa o município ao Piso Nacional da Enfermagem (Lei 14.434/2022).

Com a aprovação do projeto, o salário base dos enfermeiros no município passa a ser de R$ 4750,00. Já o salário base dos técnicos de enfermagem corresponde a 70% deste valor, ou seja, R$3325,00, e dos auxiliares de enfermagem e parteiras 50% deste valor (R$2375,00), conforme determina a lei do piso. O projeto segue pra sanção do Prefeito e os novos valores devem ser implementados na folha de pagamento deste mês de março.

Desde a aprovação do piso, em 2022, o Sindifoz tem oficiado os municípios para se adequarem ao mesmo. Os servidores da enfermagem de Navegantes estiveram presentes no ato do Dia Nacional de Mobilização pelo Piso da Enfermagem, que ocorreu em fevereiro e na região foi realizado em Penha.

Nos últimos meses, o Sindicato também tem utilizado as tribunas das Câmaras de Vereadores da sua base territorial para enfatizar que, embora a lei do piso esteja suspensa pelo Supremo Tribunal Federal (por conta ação movida pela entidade que representa as empresas privadas do setor da Saúde no país), nada impede que os prefeitos possam implementar o novo piso e valorizar os servidores da enfermagem.