Servidores da base do Sindifoz participam da Conferência Nacional de Saúde

Servidores da base territorial do Sindifoz participaram nesta semana da 17ª Conferência Nacional de Saúde (CNS), que reuniu em Brasília cerca de quatro mil delegados, eleitos nas etapas municipais, macrorregionais e estaduais, para debater e deliberar as políticas de saúde para os próximos quatro anos no Brasil.

A Conferência deste ano teve como tema principal: “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”, enfatizando nos debates e atividades a luta contra a terceirização e privatização do serviço público de saúde.

Na terça-feira, os participantes da Conferência se reuniram em um ato público em defesa do SUS, no Museu Nacional da República. Além dos delegados da CNS, o ato contou com a presença de movimentos sociais, sindicais e de luta representando usuários, trabalhadores e gestores do SUS; coletivos de ativistas e parlamentares de todo o Brasil.

Já nesta quarta-feira, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva discursou na Conferência Nacional de Saúde, reforçando o compromisso do governo federal com o pagamento do piso nacional da enfermagem, através do repasse feito pelo Ministério da Saúde a estados e municípios, retroativo a maio.