Dia da Independência e o Grito dos Excluídos e Excluídas

Nesta quinta-feira é comemorado o Dia da Independência do Brasil e o Sindifoz aborda nesta data o tema do movimento Grito dos Excluídos deste ano, evento de proporção nacional realizado anualmente no dia 7 de setembro, e que em Itajaí terá um ato unificado de várias frentes populares, com concentração em frente ao Centreventos Itajaí, às 12h30.
A 29ª edição do Grito dos Excluídos e Excluídas tem como pauta nacional: “você tem fome e sede de quê?”. A volta do Brasil ao Mapa da Fome da ONU, em 2022, é um dos pilares da campanha do Grito deste ano, com dados alarmantes como o da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Rede PENSSAN), que revela que no ano passado, metade da população brasileira passou por situação de fome e, consequentemente, falta água potável de qualidade.
Além da fome, o movimento também aborda outros temas relevantes na construção de um país mais justo e fraterno, como a falta de moradia digna para toda a população e genocídio negro e indígena.
De acordo com a organização do nacional do Grito dos Excluídos e das Excluídas, o movimento formado neste dia 7 de setembro visa “chamar a atenção para as transformações que o país precisa e para que de fato aconteça a ‘independência’ com garantia de vida digna para todas as pessoas, com justiça social, acesso aos direitos fundamentais, ao equilíbrio econômico, e ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia”.