Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

Neste domingo, dia 10 de setembro, é celebrado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A data inspira ainda a Campanha Setembro Amarelo, que durante todo o mês de setembro trata do tema que segue atual na sociedade.

De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), no Brasil há cerca de 14 mil casos de suicídio por ano, correspondente a uma média de 38 pessoas por dia. Ainda de acordo com a OMS, nas Américas do Sul e Central, os números seguem crescendo, na contramão de outros continentes.

A ABP reforça na Campanha Setembro Amarelo que “praticamente 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade”.

No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) conta com o Centros de Apoio Psicossocial (CAPS), com atendimento gratuito à população realizado por servidores públicos municipais.