Dia da Consciência Negra

Neste dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, o Sindifoz, juntamente com a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT), traz à tona o tema do racismo estrutural no Brasil, que reflete diretamente nas oportunidades que os negros têm na inserção no mercado de trabalho, em especial as mulheres, o que também tem impacto no acesso dos negros ao trabalho no serviço público.

O racismo estrutural é um conjunto de práticas discriminatórias, institucionais, históricas e culturais dentro de uma sociedade que frequentemente privilegia algumas raças em detrimento de outras. O termo é usado para reforçar o fato de que há sociedades estruturadas no racismo.

“É fundamental destacar que os preconceitos e as desigualdades também incidem sobre o sistema público brasileiro, uma vez que o racismo é estrutural e se representa nas instituições. Buscamos promover a valorização da população negra e construir um ambiente inclusivo, justo e igualitário para todos. Junte-se a nós nessa jornada de transformação”, destaca a secretária de Combate ao Racismo da Confetam, Vilani Oliveira, no lançamento da campanha ‘É hora de enegrecer o serviço público’, da entidade.