Servidores de Balneário Piçarras se reúnem em frente a prefeitura para manifestação por reajuste salarial

A manhã dessa quarta-feira foi marcada por uma manifestação dos servidores públicos municipais de Balneário Piçarras em frente ao paço municipal. Durante o horário de almoço, um grupo de trabalhadores se reuniu no local junto aos representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais da Região da Foz do Rio Itajaí (Sindifoz) para reivindicar o reajuste salarial da categoria, que não acontece desde janeiro de 2016, ou seja, a mais de três anos.

O principal pedido dos servidores é a recuperação das perdas inflacionárias, um direito garantido pela constituição federal, mas que a três anos não é cumprido pelo município. Com base no índice IPCA, o Sindifoz calcula que os servidores têm direito a um reajuste de 15,22% referente ao período de janeiro de 2016 até março de 2019. A categoria também pede que a governo estabeleça o mês de maio como data base para o reajuste.

Antes da manifestação, o presidente do Sindifoz, Francisco Johannsen, esteve em conversa com a secretária municipal de Administração e Fazenda de Balneário Piçarras, Ana Lúcia Wilvert. Após o encontro, ela enviou um e-mail ao Sindicato com um estudo de impacto financeiro do pagamento do reajuste em três parcelas neste ano. Depois, outro e-mail foi enviado relacionando a criação da data base a reforma administrativa que uma empresa terceirizada está elaborando.

Johannsen já havia se reunido com a secretária no dia 25 de março, quando havia solicitado uma proposta formalizada do governo, além do estudo de impacto do reajuste. Na conversa com os servidores na manifestação, o presidente do Sindicato apresentou os dados enviados nessa quarta pela secretária, mas destacou que ainda não há um documento oficial do governo a ser avaliado em assembleia.

A categoria aguarda então que essa proposta seja encaminhada de forma oficial ao Sindicato para que possa debater e definir se acata ou não o que for apresentado.