Prefeito de Itajaí sanciona lei que reajusta e equivale salários dos ACE e ACS

O prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, sancionou nessa semana a Lei Complementar 347/2019, que reajusta e equivale os salários dos Agentes Comunitários de Endemias (ACE) e dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Com isso, ambas categorias passam a receber o salário inicial de R$ 1.836,45 a partir do dia 1º de julho. A estimativa do município é de que cerca de 400 servidores foram beneficiados com o projeto, que foi aprovado pela Câmara de Vereadores antes de ser sancionado pelo prefeito.

A reivindicação dos ACE vem desde 2018, quando foi colocada na pauta de negociação com o governo municipal pelo Sindifoz. Com muita mobilização da categoria junto ao Sindicato durante esse período de espera, o projeto foi assinado pelo prefeito no final de junho, com a presença de representantes das duas categorias no paço municipal.

Os servidores receberão o reajuste já a partir da próxima folha de pagamento. De acordo com a Prefeitura, os ACE terão um ganho real de 11,88% e os ACS receberão um ganho real de 2,56%.