Outubro Rosa e a importância de prevenção do câncer de mama

O mês de outubro chegou, e com ele a campanha mundial do Outubro Rosa, que visa a conscientização e prevenção do câncer de mama em mulheres, contribuindo para a redução da incidência e da mortalidade pela doença.

Alguns tipos de câncer, entre eles o de mama, apresentam sinais e sintomas em suas fases iniciais. Detectá-los precocemente traz melhores resultados no tratamento e ajuda a reduzir a mortalidade. Um em cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto logo no início.

No Brasil, o câncer de mama é o tipo mais comum, depois do câncer de pele, e também é o que causa mais mortes por câncer em mulheres. Em 2022, o Ministério da Saúde estima 66.280 casos novos no país.

Diversos fatores estão relacionados ao câncer de mama e o risco de desenvolver a doença aumenta com a idade, sendo maior a partir dos 50 anos.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) disponibiliza uma cartilha completa exclusiva sobre a doença, como preveni-la, sintomas, entre outras informações. Acesse a publicação deste ano pelo link: https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files//media/document//cartilha_cancer_de_mama_2022_visualizacao.pdf.

O Sindifoz apoia essa campanha e reforça a importância das mulheres servidoras públicas municipais se informarem sobre o tema e realizarem as medidas de prevenção e de detecção do câncer de mama.

Corte no orçamento de combate ao câncer

Infelizmente, em 2023 o Brasil deve ter uma diminuição considerável nos investimentos feitos em ações de combate ao câncer, devido ao corte de 45% do governo federal para esta pauta no orçamento do próximo ano.

De acordo com matéria publicada pelo Estadão no último mês, as verbas para os programas de prevenção e controle do câncer foram reduzidas de R$ 175 milhões para R$ 97 milhões. Outros investimentos na saúde pública também foram reduzidos, voltados à estrutura de hospitais e ambulatórios especializados.

A reportagem apurou que o corte de despesas promovido pelo governo federal foi feito para compor os R$ 19,4 bilhões reservados ao orçamento secreto, também conhecido como emendas do relator.