Com fórmula do governo, vale-alimentação de Itajaí não chega nem a 4,18% de reajuste

O reajuste concedido no vale-alimentação dos servidores de Itajaí não atinge o índice de 4,18%, concedido como Revisão Geral Anual, no cartão do servidor, já que na fórmula atual de cálculo, o percentual da inflação é aplicado apenas no valor correspondente a jornada de trabalho, que é somado a um valor fixo de acordo com a faixa salarial do servidor para definir o total do valor do vale-alimentação.

Difícil de entender, né? (Confira nas tabelas como ficaram as atualizações).

Nos últimos anos o Sindifoz vem trabalhando junto a administração em uma nova fórmula mais simples para aplicar no vale-alimentação, possibilitando um ganho real para a categoria. A proposta foi feita na pauta de reivindicações deste ano, apresentada no início de maio ao governo municipal, porém o prefeito Volnei não quer aplica-la, ou ao menos discutir com o Sindicato e os servidores de Itajaí sobre o tema para achar uma solução.

Para piorar, teve servidor que recebeu R$1,21 de aumento no vale-alimentação! Como isso é possível? Entenda na prática:

Uma servidora 30h com salário base de R$2982, teve o salário reajustado para R$3106 com a reposição da inflação em 2023. Com isso, ela mudou de faixa salarial no cálculo do vale alimentação.

Pela tabela de cálculo do governo, o vale alimentação dela passou de R$557,53 em 2022 para R$558,74 em 2023. Um aumento de R$1,21 na prática!

Se com o valor máximo de R$24,24 o servidor já não consegue comprar nada, com R$1,21, nem um pirulito é possível comprar.